Jogos no Ensino de Química
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
LENNON MARTINS COSTA
JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA:
RELATOS DA SALA DE AULA
Canoas
2014
Lennon Martins Costa
JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA:
RELATOS DA SALA DE AULA
Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Licenciado em Química, pelo Curso de Licenciatura em Química do Centro Universitário Unilasalle-Canoas
Orientador(a): Prof.Ms. Alessandro Cury Soares
Canoas
2014
JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA: RELATOS DA SALA DE AULA
Lennon Martins Costa*
Alessandro Cury Soares**
Resumo: Constatam a falta de interesse dos alunos pelo aprendizado como um dos grandes problemas da educação. Esse artigo relata uma experiência que utiliza atividades lúdicas e jogos como metodologia de ensino na aprendizagem de química com alunos do EAJA (Ensinando e Aprendendo com Jovens Adultos), aliando os conteúdos com atividades que despertem o interesse dos mesmos. A ideia do ensino despertado pelo interesse do estudante passou a ser um desafio à competência de inovação do professor. O interesse daquele que aprende passou a ser o ponto central do processo de aprendizagem, e o professor, o responsável por criar situações que estimulem esta aprendizagem. Portanto, consideram para este trabalho a importância de discutir a utilização dos jogos e o lúdico como prática de ensino no favorecimento da aprendizagem de química em sala de aula.
Palavras-chave: Ensino de química. Jogos. Atividade Lúdica. Pratica de Ensino e Sala de Aula.
1 INTRODUÇÃO
A química é considerada por muitos estudantes como “a grande vilã”, devido ao alto grau de abstração envolto em seus conteúdos, desvinculada do dia a dia e da realidade vivenciada pelos alunos, sendo assim, totalmente descontextualizada.
A dificuldade na apreensão dos conteúdos abordados em química é demonstrada