Jogos Matematicos
Um dos objetiv os deste curso é fundamentar como os jogos e as situações problemas podem facilitar na aprendizagem do aluno e também sugerir algumas atividades lúdicas como incentivo a uma aprendizagem de qualidade.
Existe muitas discussões sobre os vários métodos q ue o professor pode usar na sala de aula para motivar os alunos a aprender Matemática, surgiu a idéia de que através de jogos seria mais divertido e mais aceito por parte dos alunos. Com base nesse pensamento começamos o curso em cima dos vários aspectos d esse tema. Procurando fundamentações e ajustando nosso pensamento junto com as experiências e realidade da sala de aula.
O jogo para a criança constitui um fim, ela participa com objetivo de obter prazer, enquanto que para o educador que deseja usar o jogo com objetivos educacionais, este é visto como um meio, um veículo capaz de levar a criança a aprender. O educador deve estar atento ao escolher o jogo para se trabalhar, pois o mesmo precisa ser adequado para transmitir a mensagem educacional desejad
a. Através de um trabalho expressivo e criativo é que se desenvolve o cognitivo, psicológico, físico, social, cultural e econômico do educando. O jogo é um dos meios pelo qual a criança pode viver sua expressão mais espontân ea, em um fazer mais concreto.
Afastar as crianças deste mundo lúdico é transportá
-
las para o mundo adulto é fazer um corte em seu ritmo normal de construir o conhecimento.
Os jogos desenvolvem a criatividade, a iniciativa, a motivação, a concentração, a imaginação, se adquirir n ovos acontecimentos, e o interesse pelo novo.
É por meio de jogos e brinquedos que o professor das séries iniciais, poderá levar a criança a construir um conhecimento matemático mais elaborado, pois aplicados durante o processo de aprendizagem, desenv olvem o raciocínio lógico facilitando a noção de quantidade, medidas, espessuras, sequências, seriação, etc.
Este curso relaciona alguns pontos estratégicos da