jogos matematicos
DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Priscilla Carvalho Casteluber
IFES – Instituto Federaldo Espiríto Santo priscillacasteluber@hotmail.com André Lima Egídio Romano
Ufes – Universidade Federal do Espírito Santo andre_aler@hotmail.com Resumo
Neste trabalho relatamos as experiências que tivemos durante uma atividade da disciplina de
Estágio II, que foi ministrada no Ifes para o 6º período de Licenciatura em Matemática. Nosso desafio era solucionar a dificuldade recorrente de anos anteriores de uma turma de 9º ano do ensino fundamental. Nossa proposta foi instigá-los a aprender por meio de um jogo desenvolvido por nós.
Não temos intenção alguma de mostrar o que deve ser feito ou qual metodologia usar em um caso semelhante, apenas queremos apresentar algo vivido por nós que julgamos enriquecedor para nosso processo de formação como docente e que nos fez acreditar que trabalhar com jogos pode ser muito mais que uma brincadeira na sala de aula. A única afirmação que podemos fazer é que precisamos mostrar aos alunos que a matemática é mais simples do que eles pensam, mas é preciso compreendê-la e para isso, os professores precisam de abordagens que sejam mais agradáveis aos alunos e ensinem realmente, que não foquem tanto em memorização, exercícios de fixação e fórmulas matemáticas.
Palavras-chave: jogos; potenciação; ensino fundamental..
Introdução
A escola em que ocorreu a atividade de estágio foi a Escola Experimental da UFES, que fica situada no próprio campus. As vagas das séries iniciais são oferecidas para a população através de sorteio. Frequentamos a escola durante quatro segundas-feiras.
As turmas que trabalhamos eram compostas, no geral, de 20 a 30 alunos. A escola também possui um programa para educação em período integral. As avaliações de desempenho dos alunos, feitas nos últimos anos, mostraram que a escola se destaca entre as estaduais.
A escola foi inicialmente