filosofo ''kant''
Uma pequena explicação... Este trabalho apresentará o sistema Kantiano, as etapas e passagens necessárias de um pensamento que se inicia com a crítica da razão filosófica pura, adentra os ditames da razão prática. A estrutura de tal sistema, que haveria de ser formado por conceitos puros deduzidos racionalmente das condições de possibilidade da experiência, compreendia como partes essenciais uma metafísica da natureza, que conteria os princípios puros do conhecimento científico - natural, e uma metafísica dos costumes, que deveria abarcar os princípios puros do exercício da razão prática no campo da moral e do Direito. Conhecido como o Filósofo das Três Críticas – Crítica da razão pura (1781) , Crítica da razão prática (1778) e Crítica do juízo (1790), desenvolveu uma filosofia teorética, preocupada com a razão especulativa, uma filosofia prática cujo desdobramento tem importante conseqüência para o pensamento ético. O entendimento da teoria do direito foi criado precisamente pela tradição Kantiana, a qual a julgou um apêndice da filosofia crítica. A doutrina jurídica Kantiana vem adquirindo novos espaços na reflexão sobre a sociedade contemporânea.
Sua importância...
Immanuel Kant (1724-1804), filósofo alemão, em geral considerado o pensador mais influente dos tempos modernos, nasceu em Königsberg, atual Kaliningrado, em 22 de abril de 1724.
-A obra de Kant pode ser dividida em dois períodos fundamentais: o pré-crítico e o critico.
O primeiro (até 1770) corresponde à filosofia dogmática, onde é notória a influência de Leibniz e Wolf. Nesta fase realiza importantes estudos na área das ciências naturais e em particular da física de Newton.
O segundo período corresponde ao despertar do "sono dogmático" provocado pelo impacto que nele teve a filosofia de Hume. Escreve então obras como a Crítica da Razão Pura, Crítica da Razão Prática e Critica da Faculdade de Julgar, nas quais demonstra a impossibilidade de se construir um sistema