jogos empresariais
Carga horária: 30 h/a
Créditos: 2
Período: 7
Ambiente do Jogo
O jogo foi projetado para criar um ambiente desafiador, no qual acadêmico será freqüentemente requisitado a demonstrar suas capacidades de aprender conceitos, analisar cenários e tomar decisões. Você terá que desenvolver estratégia e testá-las, comparando-as com as estratégias de seus concorrentes no mercado. O jogo lhe permitirá adquirir uma vasta gama de conhecimentos sobre gestão de empresas, que podem ser utilizados em processos decisórios reais.
Este jogo oferece uma experiência de aprendizado lúdica e marcante. Ao mesmo tempo, testa suas habilidades gerenciais em aplicar na prática a teoria que se aprende na faculdade. Ao entrar no ambiente da simulação, o acadêmico se verá numa situação em que estará formulando estratégias e planos, respondendo a um meio competitivo instável. Durante cada etapa da competição, suas decisões serão avaliadas em comparação com as de seus concorrentes ( do mesmo grupo ou indústria). Além disso, ele vai precisar tomar decisões sob pressão, lutando com forças competitivas semelhantes às enfrentadas pelos empreendedores e executivos do mundo real. Dessa forma, o jogo proporciona uma experiência de tomada de decisões não oferecidas por outros instrumentos didáticos mais tradicionais.
É importante salientar para os alunos que eles não são os “donos” (em sentido estrito) das empresas que irão administrar, mas “executivos” de grande companhia. Sob essa circunstância, além de desenvolverem as habilidades gerenciais os alunos terão a oportunidade de vivenciarem a importância da conciliação de interesses, dos administradores e acionistas (os verdadeiros donos das empresas).
As empresas simulada são companhias e os alunos executivos contratados para administrá-las, sendo medido o desenvolvimento dos administradores pelos resultados alcançados por suas empresas. Dessa forma, podem até serem destituídos de seus cargos. Os jogos