Jogos Empresariais
O objeto aqui é o de permitir uma visão geral dos conhecimentos existentes sobre Jogos Empresariais e suas características essenciais, bem como fornecer um breve histórico de sua evolução e da validade de seu uso no processo ensino/aprendizagem.
O Jogo de Empresa é uma simulação do ambiente empresarial, tanto em seus aspectos internos como externos, que permite a avaliação e a análise das possíveis conseqüências decorrentes de decisões adotadas.
HISTÓRICO E CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS EMPRESARIAIS
A origem destes Jogos se deve a estudos com fins militares, desenvolvidos já há milhares de anos, destinados a avaliação de táticas e estratégias em campo de batalha frente a um inimigo real, ou mesmo imaginário. Muitos militares, treinados nestes jogos de guerra, empregaram tais conhecimentos e tecnologias quando do desempenho de funções civis de administração de negócios. Assim, no ano de 1955 foi desenvolvido o Rand Corporation Game Monopologs (KEYS e WOLFE 1997) que servia para simular o sistema de abastecimento da Força Aérea Americana e que podia ser empregado na administração de negócios em geral; sua aplicação, na área civil, era idêntica a de sua origem, ou seja, de servir como suporte no desenvolvimento de executivos da área de Administração de Materiais. Em 1956, um grupo de pesquisadores da American Management Association - AMA, proporcionou a adaptação da filosofia e dos procedimentos adotados nos jogos de guerra para os negócios, tendo lançado (FRIES, C.E. 1985) o Top Management Decision Game - um jogo de empresas muito elementar, ao comparar-se com os atualmente disponíveis, mas que, dadas as suas características, deve ser considerado o primeiro Jogo Empresarial. Em 1957, este jogo foi levado para a Universidade de Washington a fim de ser incorporado ao método de ensino empregado em uma sala de aula. Os esforços da AMA foram acompanhados pelos técnicos de McKINSEY & COMPANY, que em meados de 1957 lançou no