Arquitetura orientada a serviços
FCI – Faculdade de Computação e Informática
Integrantes: Brunna C. Leite, Felipe Locci, Lucas E. Saito
Introdução
Atualmente, empresas lidam o tempo todo com situações conflitantes, principalmente nas áreas de negócio que exigem cada vez mais rapidez e menos custos. Com toda essa competitividade, as empresas devem reagir de forma eficaz às mudanças de negócios; suportar diferentes e novos tipos de parceiros, fornecedores, clientes e consumidores. A arquitetura orientada a serviço (SOA), possibilita uma maior facilidade ao lidar com essas mudanças e diferenças. Permite que se conectem com os novos serviços e melhore o desempenho em relação aos mesmos, sempre se voltando para as exigências do mercado.
Este trabalho tem como objetivo de apresentar a Arquitetura Orientada a Serviço, mostrando seu conceito, características, benefícios e desafios, esclarecendo como esse tipo de arquitetura pode auxiliar uma empresa a ganhar vantagem competitiva em relação ao mercado.
SOA – Arquitetura orientada a serviços
SOA (Service-Oriented Architecture – SOA) é uma arquitetura orientada a serviços que tem como objetivo desenvolver sistemas modularizados, trazendo diversos benefícios ao produto final. Esse desenvolvimento modularizado significa que ao invés de desenvolvermos grandes aplicações em um único bloco, podemos encapsular algumas funções importantes e disponibilizá-las na forma de serviços em uma rede.
Este conceito, SOA, pode ser abordado por dois pontos de vista: no ponto de vista de negócio, é uma maneira de implementar os processos de negócio da empresa de forma a oferecer funções bem definidas, reutilizáveis, flexíveis, chamadas serviços; já do ponto de vista de TI, é uma arquitetura que traz a automação de processos da empresa através dos diversos serviços.
Esta arquitetura é baseada em diversas tecnologias como, por exemplo, Web Services que prioriza a aderência a padrões, agilidade, flexibilidade,