SOA: Arquitetura Orientada a Serviços
Iago T. Mendes,
Ciência da Computação,
Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília
Vinícius C. Lyra
Ciência da Computação,
Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília
Abril de 2014
Resumo
A SOA está se destacando atualmente por ter uma metodologia flexível e por alcançar diversos setores e áreas de conhecimento. Além de demonstrar eficácia na redução de custos e na integração de aplicações com diferentes plataformas de hardware e linguagem de programação, a SOA permite que empresas se tornem mais competitivas sem precisar abandonar seus sistemas antigos.
Palavras-chave: SOA, Interoperabilidade, Web Services.
Abstract
The SOA is currently highlighting for having a flexible methodology and achieve various sectors and disciplines. In addition to demonstrating efficacy in reducing costs and integrating applications with different hardware platforms and programming language, SOA enables companies to become more competitive without abandoning their legacy systems.
Keywords: SOA, Interoperability, Web Services.
1. Introdução
Em seu livro, Josuttis faz a seguinte afirmação sobre Arquitetura Orientada a Serviço (SOA): “O problema é que você não pode simplesmente comprar SOA, você tem que entendê-la e vivê-la. SOA é um paradigma. SOA é uma maneira de pensar. SOA é um sistema de valores para a arquitetura e design” [Josuttis,2007].
O artigo faz algumas projeções de tecnologias auxiliares à arquitetura orientada a serviços (SOA) que tem como meta identificar, tratar e integrar serviços comuns através de componentes de serviços. A proposta da arquitetura SOA é a decomposição dos sistemas em forma de serviços, permitindo que estes serviços sejam consumidos por aplicações clientes, através de uma comunicação padronizada.
2. O que são Serviços?
Diversas definições e conceitos sobre serviços apontam para um bem não tangível, existente apenas no espaço de tempo em que o