Literatura Infantil
Antes de existir um modelo familiar inexistia qualquer tipo de consideração para a infância. Onde a criança lia o que o adulto lia, crianças e adultos compartilhava dos mesmos eventos, porem nenhum ato amoroso os aproximava. A nova valorização da infância gerou maior união familiar, mas igualmente os meios de controle do desenvolvimento intelectual da criança e manipulação de suas emoções (ZILBERMAN apud CUNHA, 1988, p. 19).
Com Monteiro Lobato (1882-1948), entretanto, divide-se o Brasil de ontem e o Brasil de hoje. Lobato alcança “o caminho criador que a literatura infantil estava necessitando”. No Brasil um escritor famoso da Literatura Infantil é José Renato Monteiro Lobato, foi ele o primeiro escritor, que teve o respeito e o compromisso para com a infância, pois despertou um mundo de fantasias adormecido no imaginário infantil.
Cunha (1988, p. 20) destaca que com Monteiro Lobato é que tem início a verdadeira literatura infantil brasileira. Com uma obra diversificada quanto a gêneros e orientação.
Monteiro Lobato cria uma literatura centrada em personagens que percorrem e unifica seu universo ficcional, o autor com toda certeza, revolucionou a Literatura Infantil. Seu ápice foi o “Sitio do Pica-Pau Amarelo”, pois nascia aí um verdadeiro universo fabuloso destinado à criança.
Monteiro Lobato, conseguiu resgatar o universo mágico que existe no imaginário de cada criança, e as fez sonhar com um mundo que só existe nos sonhos infantis, deste modo ajudou muitas crianças na boa