Arquitetura Orientada a serviço
CURSO SUPERIOR EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE -57150102870WebServices
00WebServices
345996726996ALEX ROGER ROCHA
00ALEX ROGER ROCHA
Várzea Grande - MT
2014
SUMÁRIO
1. Introdução
2. O que é WebServices?
3. Protocolo
3.1. Tipos de protocolo
4. Funcionamento WebServices
5. Finalidade WebServices
6. Conclusão
7. Referências
Introdução
Seguindo a evolução e padronização da internet como um meio de comunicação, surgiram então no mercado novas ferramentas de desenvolvimento como o ASP. NET da Microsoft e novos padrões como os WebService. O WebService veio preencher uma lacuna no mercado que era a necessidade de integração entre os mais diversos ambientes existentes que não falavam entre si por falta de um "Padrão" e fortalecer o desenvolvimento distribuído de forma a trabalhar em conjunto com os novos recursos de comunicação que a internet oferece.
2. WebServices
Quando a Internet começou a se popularizar, por volta dos anos 90, as tecnologias presentes permitiam você se conectar a um site e baixar o conteúdo deste. O HTML (Hiper Text Markup Language) era a linguagem "de fato" que permitia a apresentação da informação presente na rede. Nos últimos anos, porém, novas tecnologias e frameworks de desenvolvimento estão surgindo, permitindo uma maior integração entre os diversos aplicativos e serviços disponíveis na internet. Este novo modelo em crescimento deve tratar tarefas complexas, como o gerenciamento de transações, através da disponibilização de serviços distribuídos que utilizem interfaces de acesso simples e bem definidas. Esses serviços ou aplicativos distribuídos são conhecidos como Web Services.
3. Protocolo
Existem algumas especificações e tecnologias definidas para modelagem ou utilização de Webservices. Há alguns requisitos que precisam ser atendidos para o desenvolvimento de serviços baseados na Internet como:
Uma forma comum de representar os dados.
Um