Jogos empresariais
Os Jogos Empresariais tem o seu histórico não muito recente. Começa no Antigo Egito. Desde então, as pessoas da época buscavam formas de se preparar para os combates em forma de simulação. O próprio jogo de xadrez nada mais é do que uma simulação de defesa e ataque que tem suas origens na estratégia militar.
O jogo de empresa pode ser muito útil na gestão de pessoas, nas mais diversas áreas, sendo utilizado como um gerador de conhecimentos e aprendizados para aqueles que aceitam um desafio de experimentar.
Os jogos de empresa podem ser utilizados tanto para o desenvolvimento técnico dos profissionais como no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias profissionalmente. As novas tendências da educação moderna, que privilegiam a abordagem centrada no participante, podem fazer com que os jogos empresariais venham a ser mais importantes.
Utilização de Jogos Empresariais
O QUE
A escolha da atividade deve considerar o tipo de grupo e o seu objetivo específico. O facilitador deve respeitar os limites do grupo e considerar em que nível de profundidade ele quer chegar. Considerar o tempo disponível para aplicação da atividade.
A atividade vivencial deve ter um significado dentro de um contexto maior.
QUEM
O facilitador deve estar capacitado a ter competência técnica para aplicar atividades vivenciais. Competência interpessoal.
QUANDO
O momento adequado deve corresponder às necessidades e ao momento do grupo. Observar as fases do grupo. Uma atividade aplicada num momento não condizente com seu objetivo pode ser desastrosa.
COMO
A maneira adequada de aplicação deve considerar todo o Ciclo de Aprendizagem Vivencial.
PARA QUE
O facilitador deve ter clareza do que pretende ao utilizar uma atividade vivencial. Considerar as expectativas e necessidades do grupo. Flexibilidade e consciência de que o grupo pode dirigir-se por outro caminho.
PORQUE
Argumentos sobre a escolha da atividade utilizada. Possibilidade de