Jogos coerentes com as etapas da educação
Segue abaixo quais jogos desenvolveria em cada etapa da educação básica e os motivos da minha escolha e da elaboração dos jogos.
1) Primeiramente devemos levar em conta e respeitar as possibilidades de aprendizagem da criança, bem como seu desenvolvimento motor e seu próprio interesse em brincar. A linguagem dos jogos é fundamental para o desenvolvimento das crianças pequenas, sendo uma maneira de explorar, conhecer e compreender a si e o meio. Assim, o brincar e jogar são atividades socioculturais, que promove o crescimento físico, intelectual, afetivo e o cognitivo, crescendo dessa maneira a capacidade de criar e aprender. E o objetivo do professor deve ser que todos esses benefícios sejam alcançados. O professor também deve analisar as possibilidades das crianças e atentar para faixa etária com a qual está trabalhando para ministrar as aulas, devendo sempre evitar a exclusão. Sendo de extrema relevância a motivação por parte do educador.
Alicerçada em todos os aspectos mencionados e é claro para a realidade vivenciada na sala de aula elaboraria e desenvolveria o jogo descrito a seguir:
Nome: Mini maratona musical
Participantes: Toda a turma.
Local: espaçoso ou aberto
Materiais: 6 cones ou material similar, 8 arcos, 1 bola e música.
Faixa etária: 4 a 5 anos.
Descrição do jogo
Alguns cones devem ser colocados em linha reta e os arcos colocados no chão juntos, de maneira alternada dois e um.
Primeiramente o professor fará a demonstração, contornando os cones (zig-zag), depois pular dentro dos arcos, tudo isso é feito ao som de uma música. Enquanto um aluno estiver fazendo seu percurso os demais esperam a sua vez batendo palma de acordo com o ritmo da música, incentivados pelo professor que deve demonstrar entusiasmo e animação. O uso de músicas em diferentes ritmos é muito importante para que as crianças possam desenvolve a coordenação auditiva e motora. A surpresa dessa atividade é que em qualquer