Acidentes de trânsito em Parintins/AM
MAIS CONSCIÊNCIA E RESPEITO PELA VIDA
A falta de seriedade na legislação de trânsito e a falta de respeito com a vida humana podem ser apontadas como as principais causas do aumento no índice de acidentes de trânsitos na cidade de Parintins. Com isso, ficam as interrogações da sociedade sobre as punições. “Será que se houvesse mais rigor, se houvesse seriedade mesmo, se a legislação de trânsito fosse mais severa, eu tenho certeza de que muitas vidas seriam poupadas, muitas famílias não estariam vivendo a dor da perda do seu ente querido, e os motoristas não estariam cometendo tantas atrocidades nas estradas, não estariam cometendo tantas irresponsabilidades. A legislação de trânsito deveria ter como principal foco a vida humana”, desabafa Greyce Guerreiro, a respeito da perda de sua filha Priscila Guerreiro, universitária de Administração da Universidade Federal do Amazonas, em um acidente de trânsito no dia 14 de fevereiro de 2013 na cidade de Parintins.
A má conservação das ruas, a inexistência de pistas duplicadas, a falta de pavimento de boa qualidade e o aumento no número de veículos são fatores que também contribuem para o crescimento dos acidentes de trânsito no município, dificultando o tráfego seguro dos veículos e demais usuários das vias. Outros fatores que somam de maneira significativa para este crescimento é a ausência de fiscalização e a falta de municipalização no trânsito da cidade. A inexistência de fiscalização no trânsito é um dos - se não o - principal fator que contribui para o alto índice de acidentes de trânsito. A presença do estado nas ruas, através dos agentes de trânsito facilitaria o propósito principal destes servidores, que é o de evitar ou amenizar que os acidentes de transito aconteçam.
Opinião
Existe, ainda, a questão da imprudência, que ocorre principalmente por causa da falta de educação e conscientização da sociedade. O acadêmico da Universidade Estadual do Amazonas, Eduardo Setúbal, fala que “seria