jogo filosofico
A professora faz 14 perguntas para alun@s do grupo 1 e 14 para alun@s do grupo 2. Marcar a pontuação no quadro e fazer uma pergunta para G1 e outra para G2, alternando.
1-(UEL-PR) “Mais que saber identificar a natureza das contribuições substantivas dos primeiros filósofos é fundamental perceber a guinada de atitude que representam. A proliferação de óticas que deixam de ser endossadas acriticamente, por força da tradição ou da ‘imposição religiosa’, é o que mais merece ser destacado entre as propriedades que definem a filosoficidade.” (OLIVA, Alberto; GUERREIRO, Mario. Pré-socráticos: a invenção da filosofia. Campinas: Papirus, 2000. p. 24.)
Assinale a alternativa que apresenta a “guinada de atitude” que o texto afirma ter sido promovida pelos primeiros filósofos.
a) A aceitação acrítica das explicações tradicionais relativas aos acontecimentos naturais.
b) A discussão crítica das ideias e posições, que podem ser modificadas ou reformuladas.
2-(UEL-PR) “Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo está ordenado. Os deuses disputaram entre si, alguns triunfaram. Tudo o que havia de ruim no céu etéreo foi expulso, ou para a prisão do Tártaro ou para a Terra, entre os mortais. E os homens, o que acontece com eles? Quem são eles?” (VERNANT, Jean-Pierre. O universo, os deuses, os homens. Trad. De Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 56.)
O texto acima é parte de uma narrativa mítica. Considerando que o mito pode ser uma forma de conhecimento, assinale a alternativa correta.
a) O mito busca explicações definitivas acerca do homem e do mundo, e sua verdade independe de provas.
b) A verdade do mito obedece a regras universais do pensamento racional, tais como a lei de não contradição.
3-(UEL-PR) Sobre a passagem do mito à filosofia, na Grécia Antiga, considere as afirmativas a seguir.
I. A humanização dos deuses na religião grega, que os entende movidos por sentimentos similares aos dos homens, contribuiu