Ludwig wittgenstein
INTRODUÇÃO
Ludwig Joseph Johan Wittgenstein teve papel importante na filosofia da linguagem. É possível perceber que em uma de suas obras, precisamente em Investigações filosóficas, a qual se trata essa pesquisa. É defendida a ideia que a linguagem não seria um todo homogêneo e sim um conjunto de linguagem
OBJETIVO
O objetivo dessa pesquisa é tentar esclarecer o pensamento de Wittgenstein em relação aos jogos de linguagem. Analisar o problema que envolve o conceito de significado e uso e analisar consecutivamente a ideia de liberdade em relação ao seu termo e jogos de linguagem.
DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA
No livro Investigações filosóficas desenvolve-se a ideia de uma linguagem clara, enfoca as confusões conceituais que engendram o uso da linguagem que se torna causa da maioria dos problemas filosóficos. Linguagem, significado e uso. O significado é só o uso, ou seja, são termos concedidos aos objetos que designam o mundo exterior, as referencias não estão definidas por referencia.
A linguagem é uma atividade humana que está em um âmbito cultural e social, ou seja, existem linguagens que são empregadas em uma determinada região para designar algo, em outra região a palavra pode ter outro valor:
"A linguagem- diz o "segundo Wittgenstein"- funciona em seus usos, não cabendo, portanto indagar sobre os significados das palavras, mas sobre suas funções práticas... "¹
Portanto, as palavras são variadas, o que constituem linguagens que se tornam formas de vida. Não se pode definir precisamente o que seja "jogos de linguagem", a não ser por meio de traços semelhantes a outros jogos.
No século XX a filosofia surgida no Tractatus Logico-Philosophicus, quanto nas investigações filosóficas, exercem influência no pensamento daquela época.
Teses de filósofos foram desenvolvi das a partir de ideias encontradas no tractatus. Está presente também no tractatus o principio da verificabilidade, cujo qual o significado de um