Ludwig Wittgenstein
Biografia
Ludwig Joseph Johann Wittgenstein, mais conhecido como Ludwig Wittgenstein, foi um dos principais contribuintes à Filosofia da Linguagem. Nascido em Viena, na Áustria, no dia 26 de Abril de 1889, é considerado por muitos o filósofo mais importante do século XX.
Durante a primeira Guerra Mundial, Wittgenstein foi voluntário ao exército austro-húngaro. Algo peculiar em sua história foi ter sido conhecido como “soldado do livro de baixo do braço”, por sempre portar e fazer anotações em um caderno nas trincheiras e em meio às lutas. Era conhecido também como o “homem com os evangelhos”, por propagar onde quer que fosse a temática de suas anotações, que eram de cunho religioso e filosófico. Esses registros mais tarde vieram posteriormente a se tornar a sua tese, o “Tractatus”. Por sua determinação e bravura, recebeu vários prêmios e condecorações militares. Em 1918, foi promovido a tenente e enviado para um regimento de artilharia na Itália.
Estudante de Engenharia, Ludwig foi seduzido pelos fundamentos da matemática, o que levou, em 1929, a estudar Filosofia na Universidade de Cambridge. Com sua obra Tractatus, recebeu o grau de doutor pela mesma instituição. De origem judaica, ele e sua família sofreram com a perseguição nazista.
Naturalizou-se cidadão Britânico em 1939. Faleceu em 28 de abril de 1951, na casa de seu médico e amigo Dr. Edward Bevan, em Cambridge, aos 62 anos.
Prefácio
A filosofia do século XX procura se preocupar com as questões da linguagem, que dominou grande parte das reflexões filosóficas deste século. Wittgenstein é de importância fundamental nesse processo, tido como um dos filósofos mais importantes da época. Por possuir duas fases de pensamento, é comum falar em um primeiro Wittgenstein, que são as escrituras de sua juventude, e um segundo Wittgenstein, aquilo que ele escreveu do meio até o final de sua vida. Curioso o segundo pensamento do filósofo foi completamente diferente do primeiro. Ao longo desse