vida e obra de wittgenstein
Wittgenstein Ludwig Josef Johann Wittgenstein (1889-1951) foi um filósofo austríaco. Nasceu em Viena, como oitavo filho de um importante industrial do Império austro-húngaro.
Enquanto criança, por conta das relações sociais da família, conviveu em um ambiente de rica atmosfera cultural. O compositor alemão Johannes Brahms, por exemplo, era frequência constante nas recepções promovidas pelos pais de Wittgenstein.
Boa parte de sua educação juvenil foi realizada em casa. Em 1906, Wittgenstein inicia estudos de engenharia mecânica em Berlim. Em 1908 ingressa na Universidade de Manchester, com interesse em engenharia aeronáutica.
Após estudar engenharia, o jovem Wittgenstein foi acompanhar aulas de filosofia em Cambridge, por influência de Gottlob Frege (1848-1925), lógico, matemático e filósofo alemão, e um dos criadores da lógica moderna. Frege, com quem Wittgenstein vinha se correspondendo acerca de assuntos de lógica e matemática, e a quem visitara em 1911, recomendou que ele fosse estudar com o importante filósofo britânico, Bertrand Russell (1872-1970).
Em 1914, alistou-se como voluntário no exército austríaco. Ferido, tornou-se prisioneiro de guerra na Itália. Na prisão, teria rascunhado os esboços de uma de suas principais obras, o Tractatus logico-philosophicus, resultado de seus debates em Cambridge com Russell.
Após o falecimento de seu pai, ocorrido em 1919, renunciou à fortuna lhe deixada de herança e assumiu o cargo de professor em uma escola primária na Baixa Áustria. Chegou a elaborar um dicionário de ortografia para o ensino infantil. Teve, no entanto, problemas de relacionamento com os alunos, em razão de seu estilo intenso e rigoroso de aulas, demonstrando pouca paciência com as crianças que não conseguiam acompanhar seus raciocínios. Pais de alunos pediram seu afastamento e ele decidiu abandonar a carreira de professor.
Trabalhou como assistente de jardineiro em um monastério nas proximidades de Viena. Pensou na