A Educação em Busca de Mudanças
NOME
A EDUCAÇÃO EM BUSCA DE MUDANÇAS
Caxias do Sul
2012
NOME
A EDUCAÇÃO EM BUSCA DE MUDANÇAS
Trabalho individual apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Processo Educativo no Contexto Histórico; Sociologia da Educação; Psicologia da Educação I e Teoria Geral do Conhecimento.
Profªs: Bernardete Strang; Carlos Eduardo Gonçalves; Márcia Bastos e Okçana Battini.
Caxias do Sul
2012
A EDUCAÇÃO EM BUSCA DE MUDANÇAS
Ao longo do processo histórico da humanidade, pode-se perceber que por meio da história da educação é possível compreender a complexidade da evolução humana, isto é, temos a oportunidade de refletir sobre o que somos, o que pensamos, como agimos como sujeitos de uma cultura, historicamente produzida em movimentos de permanência e rupturas, conservação e transformação.
A escola deve ser um lugar atraente, um espaço e um tempo estimuladores de aprendizagem. Para tornar mais comprometida e benéfica a experiência escolar importa valorizar a educação no referido contexto, não apenas como meio de preparação para o futuro, mas como experiência atual de vida, aumentando a satisfação e o gosto pelas atividades e trabalhos escolares, tornando-a uma vivência positiva e enriquecedora.
Segundo Libâneo (2012), o papel do professor é o de planejar, selecionar e organizar os conteúdos, programar tarefas, criar condições de estudo dentro da classe, incentivar os alunos, ou seja, o professor dirige as atividades de aprendizagem dos alunos a fim de que estes se tornem sujeitos ativos da própria aprendizagem. Não há ensino verdadeiro se os alunos não desenvolvem suas capacidades e habilidades mentais, se não assimilam pessoal e ativamente os conhecimentos ou se não dão conta de aplicá-los, seja nos