resumo - a educação e a mudança
RESUMO
A Educação e o Processo de Mudança Social, inicia-se com uma reflexão filosófica antropológica sobre o conceito de educação imbricado à questão da mudança. O Homem como um ser inacabado e sujeito de sua própria educação, um ser em constante busca por perfeição, busca permanente em si mesmo e em comunhão com os outros.
O homem não é uma ilha. É comunicação. Logo há uma estreita relação entre comunhão e busca.
SABER-IGNORÂNCIA
A educação tem caráter permanente. Estamos todos nos educando em constante aprendizagem, jamais sabedor de tudo, jamais ignorante absoluto.
Por isto, não podemos nos colocar na posição do ser superior que ensina um grupo de ignorantes, mas sim na posição humilde daquele que comunica um saber relativo a outros que possuem outro saber relativo.
AMOR-DESAMOR / ESPERANÇA-DESESPERANÇA É necessário o amor e a esperança no processo de educação do homem, pois o amor é uma condição para o entendimento e a esperança é o inicio a busca para a educação. Ama-se na medida em que se busca comunicação, integração a partir da comunicação com os demais.
O HOMEM –UM SER DE RELAÇÕES
O homem está no mundo e com o mundo, isto torna um ser capaz de relacionar-se, projetar-se nos outros e transcender, evitando a adaptação e acomodação e estimulando a transformação constante através de relações reflexivas, consequentes, transcendentes e temporais.
CARACTERÍSTICAS
Existe uma reflexão do homem face à realidade. O homem tende a captar uma realidade, fazendo-a objeto de seus conhecimentos. Assume a postura de um sujeito cognoscente de um objeto cognoscível. Por isso a consciência reflexiva deve ser estimulada: conseguir que o educando reflita sobre sua própria realidade.
Quando o homem compreende a realidade o mesmo pode transformá-la