Classificação de argamassas
É a mistura de cimento, água e areia em alguns casos, de um outro material ( cal, saibro, barro, caulim, etc.).
Classificação das argamassas AC-l (INTERIOR):
Argamassa com características de resistência às solicitações mecânicas e termohigrométricas típicas de revestimentos internos, com exceção daqueles aplicados em saunas, churrasqueiras, estufas e outros revestimentos especiais. AC-II (EXTERIOR):
Argamassas com características de adesividade que permitem absorver os esforços existentes em revestimentos de pisos e paredes externas decorrentes de ciclos de flutuação térmica e higrométrica, da ação da chuva e/ou vento, da ação de cargas como as decorrentes do movimento de pedestres em áreas públicas e de máquinas ou equipamentos leves sobre rodízios não metálicos. AC- III (ALTA RESISTÊNCIA):
Argamassa que apresenta propriedades de modo a resistir a altas tensões de cisalhamento nas interfaces substrato/adesivo e placa cerâmica/adesivo, juntamente com uma aderência superior entre as interfaces em relação às argamassas dos tipos I e II: é especialmente indicada para uso em fachadas que durante o assentamento não estejam submetidas à insolação direta, em saunas, em piscinas e em ambientes similares. AC-III-E (ESPECIAL):
Argamassa que atende aos requisitos dos tipos I e II, com tempo em aberto estendido.
Especialmente indicada para fachadas que durante o assentamento estejam submetidas à insolação direta.
Tipos de argamassas
As argamassas são classificadas, segundo a sua finalidade, em: argamassas para assentamento e argamassas para revestimento.
Argamassas para assentamento As argamassas para assentamento são usadas para unir blocos ou tijolos das alvenarias.
Servem também para a colocação de azulejos, tacos, ladrilhos e cerâmica.
Argamassas para revestimento
As três primeiras fiadas de uma parede de blocos ou tijolos devem ser revestidas inicialmente com uma camada de argamassa de impermeabilização, que protege a