farmaco
Neurônio:
É a célula nervosa que, juntamente com as células da neuróglia, forma o tecido nervoso. Responsável pela condução do impulso nervoso, possui a capacidade de responder aos estímulos do meio, como a luz e o calor, por exemplo; através de alterações da diferença de potencial elétrico existente entre as superfícies interna e externa de sua membrana plasmática, se propagando ao longo da célula e de seus prolongamentos.É formado por corpo celular, dendritos e axônio.
Sistema Nervoso Central:
O sistema nervoso central é responsável por receber e processar informações. Ele é constituído de encéfalo e medula espinal, protegidos por crânio e coluna vertebral, respectivamente.
Sinapse:
A atividade elétrica de um neurônio, distribuída por seu axônio, pode se espalhar diretamente a neurônios vizinhos que tenham contato físico (e portanto elétrico) com aquele neurônio. O que permite que a atividade elétrica de um neurônio influencie a atividade elétrica do neurônio seguinte é atransmissão sináptica, o processo de transformação de um sinal elétrico em um sinal químico, e deste sinal químico de volta em um sinal elétrico - agora, no neurônio do outro lado da sinapse. A sinapse, portanto, é esse local onde a atividade de um neurônio é capaz de influenciar a atividade do outro neurônio.
Sinapse adrenérgica:
É caracterizada por possuir a noradrenalina como neurotransmissor. Esta sinapse pode ser encontrada no SNC e SNA ( sinapses neuroefetoras do sistema simpático).
Sinapse colinérgica:
Neurotransmissor : Os