jogo do bicho - direito do trabalho
ADMINISTRAÇÃO
BRUNA DINIZ SILVA
FERNANDA SILVEIRA COSTA
GREYCI KELLY ALVES
LILIAN KARINA MORAIS SILVA
TALITA NUNES SOUZA E SILVA
TÂNIA RODRIGUES SOUTO
O RECONHECIMENTO DOS DIREITOS TRABALHISTAS DOS EMPREGADOS NO JOGO DO BICHO
COROMANDEL
2013
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objeto de estudo o jogo do bicho, que foi definido pelo legislador como Contravenção Penal pelo Decreto-Lei n.º 3.688/41, e tem com objetivo principal, estabelecer se existe ou não uma relação empregatícia entre o funcionário e o banqueiro.
O jogo do bicho se desenvolveu de forma assustadora e permeia as mais conceituadas Instituições Brasileiras de forma direta e indireta, como na economia, no setor trabalhista, nas polícias, na cultura e até mesmo no campo legislativo.
2 JOGO DO BICHO
2.1 Histórico
Tudo começou com o visionário comerciante mineiro, João Batista Viana Drummond, que em 1871 solicitou à Corte a instalação de uma linha Ferro Carril, bonde movido à tração animal, ligando o centro da cidade do Rio de Janeiro a Fazenda dos Macacos, propriedade abandonada pela Família Real desde a sua mudança para a Europa em 1830.
Em 1872, o Barão propôs à Coroa a compra da Fazenda para nela projetar um novo Bairro que ganhou o nome de Vila Isabel em homenagem a Princesa Isabel. Em 1888 ganhou do Imperador Dom Pedro II, o título de Barão de Drummond e no mesmo ano fundou o Jardim Zoológico recebendo subvenção de 10 contos de réis por ano, visto que era franqueado ao público, amante dos animais dava aula de zoologia.
Com o advento da República em 1889, a subvenção foi cortada e o Barão que tinha empregado toda a sua fortuna na compra de animais para o zoológico e manutenção, passou a experimentar uma grande crise financeira.
Neste momento entra em cena o seu amigo mexicano Manuel Ismael Zevada, que bancava sem muito sucesso na Rua do Ouvidor no Rio de Janeiro, o Jogo das Flores explorado no México, sua cidade