jogada de gênio resenha e critica
O filme conta uma história baseada em fatos reais, de um professor universitário e inventor, o engenheiro Robert Kearns. Que em um dia de chuva, enquanto dirigia tem uma brilhante idéia de produzir um pára-brisa intermitente. Ele trabalha arduamente no projeto com a ajuda de sua família, obtendo êxito. No entanto, não possui meios financeiros para produzir seu invento.
Diante dessa situação, Bob procura a empresa Ford para apresentar seu invento, a mesma ficou bastante interessada pelo projeto, pois já vinha trabalhando, porém sem sucesso, em algo parecido. Eles fazem então um acordo no qual a Ford produziria o pára-brisa, contudo, de forma antiética a empresa se apropria da invenção de Bob, tomando para si os direitos autorais da criação.
Após ser ludibriado pela grande empresa, Bob Kearns dedica a sua vida a uma luta desigual buscando o reconhecimento de sua patente legalmente, desejava era o reconhecimento de direito a propriedade de seu invento. Bob passa por muitos percalços neste litígio, inclusive sendo internado para tratamento de distúrbios nervosos nesse percurso.
Ele não desiste, por mais que a Ford ofereça-lhe acordo de 200 mil dólares, por pressentir a derrota se o caso fosse a júri, mas Bob continua sua saga. Se dedicando sozinho inicialmente, e depois com ajuda de seus filhos ele estuda sobre outros casos e acaba indo a júri. Sendo ele próprio seu representante e tendo um de seus filhos com auxiliar foi literalmente desacreditado por muitos.
A prova de que a Ford queria a todo custo impedir que seu roubo viesse a público foi que, na véspera do julgamento, prevendo que a derrota no júri popular era inevitável, a oferta subiu para 30 milhões de dólares na tentativa de um acordo. Robert e sua família recusaram e seguiram na luta. Como já era claro, o objetivo principal de Bob não era o dinheiro.
Contudo, ele consegue provar com alegações e demonstrações técnicas o que para ele sempre foi à verdade; derrubando os argumentos da