Resenha Crítica Filme Jogada de Gênio
Engenharia Civil 2013.2 – Noite
RESENHA CRÍTICA
(Filme: Jogada de Gênio)
Kayro Alexandre Silva Gomes
Islandson Silva Pinheiro
TERESINA – PI / 2013
JOGADA DE GÊNIO (Flash Of Genius), EUA,2008,119 min., drama. Direção:
Marcos Abraham. Produção: Estudio Universal Picture.
A percepção de uma grande oportunidade e o sonho de torná-la um negócio rentável dão início ao filme Jogada de Gênio que conta a história de
Robert W. Kearns (Greg Kinnear), engenheiro e professor universitário que vive na industrializada cidade de Detroit (EUA) e conta sua difícil jornada na luta contra grandes corporações automobilísticas que lhes roubaram um invento.
No seio de sua amável família, Keanrs, nas horas vagas também trabalhava como inventor e numa de suas indagação a respeito dos limpadores de para-brisa manuais ele tem um insight e cria o limpador de para-brisa intermitente que funciona a eletricidade e com velocidade que varia de acordo com a intensidade da chuva.
Movido pelo propósito de se tornar o produtor em escala industrial da criativa e útil engenhoca, Bob Kearns vai atrás dos recursos necessários para a execução do empreendimento que mudaria sua vida. Contudo, o inventor é enganado por executivos e cientista da Ford que depois de terem conhecido um protótipo da máquina desistem de financiar a produção do invento. Frustrado, o homem afunda-se na depressão que o leva a um centro psiquiátrico de recuperação. Indignado com a situação, Robert decide, após a desistência de vários advogados, começar a tortuosa empreitada de se autodefender num processo contra uma das mais poderosas empresas do mundo. Infelizmente, a obstinação de Kearns leva-o ao divórcio e à interrupção de sua brilhante carreira. Apesar disso, depois do longo litígio, Bob Kearns obtêm êxito em seu objetivo de ter reconhecida a sua invenção faturando cerca de US$ 30.000.000 de indenização.
Um professor universitário, pai de seis filhos, pobre