resenha sobre o filme jogada de genio
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
DEPARTAMENTO DE DIREITO
Direito Empresarial
Curso de Ciências Contábeis
Professora: Heloísa Medeiros
Mariana Pereira da Silva
Resenha critica sobre o filme
“Jogada de Gênio”
O Filme Jogada de Gênio (Flash os Genius) conta a luta judicial de um professor, engenheiro e inventor nos anos 60, que, a partir de suas observações, inventou o temporalizador do limpador de para-brisa, o que era uma inovação para a época. Com o intuito de iniciar a produção de seu invento, apresentou-o para uma das maiores indústrias automobilísticas da época (a Ford) com a finalidade de conseguir investidores. A Ford, mesmo sem um acordo com o professor, utilizou a invenção na produção de seus automóveis, quebrando assim a lei de patente. Esta é uma história verídica, baseada no ocorrido com o americano Robert Willian Kearns, casado e pai de seis filhos.
A história é dirigida por Marc Abraham e busca mostrar como funciona o direito de patente e a batalha judicial que a quebra desse direito pode acarretar. A proteção à propriedade de industrial surgiu logo após o fim das corporações de oficio, no Brasil foi falado a primeira vez no Decreto 16.264/93 que criou o Direito Geral de Propriedade Industrial. No Brasil a Lei 9.272/96art 9º do Código Civil afirma que o modelo de utilidade é: “...objeto de uso pratico, ou parte deste, suscetível de aplicação industrial, que apresenta nova forma ou disposição, envolvendo ato inventivo, que resulte em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação”, isso é contestado no filme.
Iniciasse o filme com o momento em que Roberth tem a idéia de construir um limpador de para-brisa inspirado no funcionamento das pálpebras para facilitar e melhorar a visão dos condutores de automóveis durante a chuva. A partir disso, começou, com o auxílio de seus filhos, a trabalhar em sua garagem na produção de sua primeira