James Prescott Joule
Ester Mirths Silva Costa Alves
James Prescott Joule
Jaboatão dos Guararapes, 2013
Oásis Colégio e Curso
Ester Mirths Silva Costa Alves
James Prescott Joule
Trabalho apresentado a diretora Solange Paiva pela aluna Ester Mirths do 8º ano (7º série) no dia 08 de novembro de 2013 para avaliação parcial na Feira de Conhecimentos
Jaboatão dos Guararapes, 2013
Sumário
Introdução 4
Biografia 5
Seus trabalhos 6
Conclusão 8
Referências 9
Anexos 10
Introdução
As idéias de Joule sobre energia não foram primordialmente aceitas em, partes por que elas dependiam de medições extremamente precisas, o que não era tão comum em física. Os trabalhos de Joule complementam o trabalho teórico de Rudolf Clausius, que é considerado por alguns como co-inventor do conceito de energia.
Conclusão
O físico inglês James Prescott Joule tornou-se famoso por suas experiências envolvendo a "transformação de trabalho em calor". Seu nome está associado à possibilidade de conversão de trabalho mecânico e de eletricidade em calor. Seu nome foi dado à unidade de energia do Sistema Internacional.
Joule nasceu em Salford, Inglaterra, em 24 de dezembro de 1818. Sua família era rica e possuía uma cervejaria. Recebeu instrução de John Dalton em ciências e matemática. Sentiu-se atraído pela física, especialmente pelos temas relacionados ao calor. Iniciou seus trabalhos experimentais num laboratório anexo à cervejaria. A experiência adquirida por Joule o habilitou a medir diferenças de temperatura com grande precisão, e foi encorajado a prosseguir em suas pesquisas por William Thomson (Lord Kelvin).
Quando tinha 18 anos Joule iniciou seus estudos sobre o calor liberado por uma corrente elétrica fluindo em um condutor, e em 1840 deduziu a lei que relaciona a corrente elétrica e a resistência do