resenha do filme jogada de genio
Jogada de Gênio, EUA, 2008, 119 min., drama. Direção de Marc Abraham e produção de Gary Barber. Com Greg Kennear, Louren Graham, Jake Abel e Desmot Mulroney, Estúdio: Universal Pictures
Informações sobre o autor da obra:
Marc Abraham é um americano produtor de cinema, presidente da Strike Entertainment, uma produtora que lançou no início de 2002 com um multi-ano, arranjou primeiro olhar com a Universal Pictures. Depois de se formar na Universidade de Virginia, ele deixou a publicidade para prosseguir uma carreira de escritor em tempo integral e trabalhou como jornalista esportivo para vários jornais e revistas.
Anteriormente foi sócio fundador da Beacon Communications, uma empresa de produção de financiamentos e fundada em 1990. Abraão trouxe para a tela grande o Flash of Genius (filme), lançado pela Universal Pictures no segundo semestre de 2008, que marcou sua estreia como diretor.
Em busca de um sonho e uma realização pessoal, moral e financeira o filme jogada de gênio mostra o drama vivido pro Robert W. Kearns (greg Kinnear), engenheiro e professor universitário que vive com sua família na cidade de Detroit (EUA), toda a história corre sobre um embate litigioso entre o professor que também se denomina inventor e uma das maiores corporações automobilística (Ford), tendo como objeto de litigância uma invenção do professor que foi roubada pela empresa.
A ideia surge a partir de um dia chuvoso quando a família passeava pelas ruas da cidade no seu carro. Os carros da época para acionar o limpador do para-brisa exigiam do condutor um esforço manual, sendo acionado a cada toque no botão que se encontrava no painel do veículo, observando isto, Kearns teve a ideia de desenvolver um limpador de para-brisa intermitente que funciona a eletricidade e com velocidade que varia de acordo com a intensidade da chuva.
Em casa com a ajuda da família o inventor desenvolveu o limpador de para-brisa intermitente, motivado pela criação de