Dicas de segurança em condomínio
Senhores condôminos, afim de orientá-los quanto a rotinas de segurança, segue abaixo algumas dicas.
1 – Conheça seus vizinhos. Uma dica super simples é conhecer os vizinhos do condomínio. Felizmente são apenas 10 apartamentos, portanto, é fácil conhecermos pelo nome ao menos um morador de cada apartamento. Procure conhecer os hábitos de seus vizinhos e se relacionar bem com eles. Então, se você não conhece seu vizinho ou não sabe seu nome, por favor, apresente-se.
2 – Verifique seu interfone. O aparelho de interfone é a primeira forma de contato do meio externo com o condômino, então, verifique se seu interfone está funcionando corretamente. Se não, providencie o quanto antes o seu reparo e antes de qualquer coisa, comunique a seu vizinho e ao síndico para que mais alguém saiba desse problema.
3 – Desconfie de estranhos. Crianças, jovens, idosos, homem ou mulher, infelizmente, hoje em dia não é possível confiar em ninguém que não conhecemos, sendo assim, adote esses procedimentos quando encontrar com pessoas estranhas próximas ao prédio ou até mesmo nos corredores. 3.1 – Nos corredores: mesmo que a pessoa estranha (para você) já esteja dentro do prédio, pergunte a ela sobre qual apartamento ela se dirige e com quem ela irá se encontrar. Mostre-se preocupado com o local onde você mora, se ela não souber responder, pergunte quem foi que lhe deixou adentrar no prédio. Notando algo errado, chame ajuda de alguém. 3.2 – No portão de entrada: não abra o portão em hipótese alguma e pergunte para qual apartamento e com quem a pessoa deseja se encontrar. Desconfie de qualquer desculpa “esfarrapada” que a pessoa lhe disser. Se precisar sair ou entrar, não permita a entrada dessa pessoa sem que ela toque o interfone e se identifique a quem ela quiser. 3.3 – Pelo interfone: não abra os portões do prédio a desconhecidos que, por ventura, lhe deem a desculpa de que o interfone de fulano ou ciclano não está funcionando. Inclusive