WDMA
Resumo
Nos dias em que vivemos onde as comunicações tomam um papel importante nas nossas vidas, as fibras ópticas apresentam-se como um dos meios mais promissores para o transporte de informação. No que diz respeito à utilização das fibras ópticas temos duas formas de aceder ao meio, através da multiplexagem e do acesso múltiplo. O estudo apresentado refere-se ao acesso múltiplo utilizando o protocolo WDMA (Wavelength Division Multiple Access).
Este protocolo de acesso múltiplo por divisão de comprimento de onda, pertence à subcamada de controlo de acesso ao meio (MAC - Medium Access Control), é usado para alocação de canais. Este método é muito utilizado em LANs (Local Area Networks) redes locais. As várias estações estão distribuídas ao longo do meio partilhado, no qual podemos implementar uma topologia física ou optar por uma lógica para assim maximizar uma melhor conectividade no meio partilhado. Entre as configurações lógicas mais utilizadas em WDMA encontramos a Manhattan Street, Hipercubo, Perfect Shuffle, deBruijn e Gemnet. Nos próximos capítulos vai ser apresentado o estudo das redes referidas tais como algumas variantes das mesmas. Dando continuidade ao estudo serão apresentadas as principais características de cálculo tais como número de nós, número máximo de saltos e o número médio de saltos, para dar conclusão as comparações entre as topologias. A parte prática consiste na execução de um programa gráfico onde será possível visualizar o encaminhamento da rede deBruijn e Perfect Shuffle.
Palavras-Chave
WDMA, Configurações Lógicas, Fibras Ópticas, Manhattan Street, Hipercubo, Perfect Shuffle, deBruijn e Gemnet.
Abstract
In the days we live in where communications take an important role in our lives, optics fiber present themselves as one of the most promising means for the transport of information. Regarding the use of optics fiber are