Joaquim nabuco
Concurso História Ilustrada Gabriel Ribeiro Coêlho
Colégio Equipe
8ª Série A Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo: um grande pai para o nosso país.
INTRODUÇÃO AO TRABALHO
Joaquim Nabuco nasceu em uma família com muita influência política. Todas as suas realizações com relação à escravidão começaram com a convivência em uma família escravocrata. Por ser um jornalista e poeta, algumas de suas muitas carreiras, escreveu obras como “Minha Formação”, que retrata muito bem como ele via a escravidão como sendo uma forma cruel de exploração e repreensão, mesmo vivendo em uma família escravocrata. Nesse trabalho, onde são apresentados pontos importantes na vida de Joaquim, usar-se-á uma dinâmica livre, com fotografias, quadrinhos originais, e um novo recurso de explicação: Bob. Bob será uma espécie de mascote, que aparecerá em algumas histórias para explicar melhor o que está sendo delatado e também dar dados verídicos sobre tal situação. Abaixo, um desenho de Bob, original do autor: Bob, o mascote
Joaquim Nabuco
Vida e Obra – Cronologia
Joaquim Nabuco nasceu em 19 de Agosto de 1849. Ficou morando um tempo com sua madrinha, e durante esse período, teve contato com a escravidão, percebendo o mal que isso fazia ao seu país.
Em 1866, iniciou os estudos em direito na Faculdade de São Paulo, onde virou orador. Mais tarde, em 1866, transferiu-se para a Faculdade de Direito do Recife. Publicou sua primeira obra: “A Escravidão”. Essa obra só foi revelada para o público em 1988, que causou grande choque, por defender um negro que matou o seu dono.
Diplomou-se no Recife em Ciências Sociais e Jurídicas. Após a formatura retornou ao Rio de Janeiro, tentando advocacia e iniciando-se no jornalismo em “A Reforma”, defendendo princípios monárquicos.
Nabuco foi derrotado em eleição para