Dicionario filosofico
A priori/ a posteriori – Essencialmente, um contraste entre proposições. Uma proposição é conhecida a priori se puder ser conhecida sem que se tenha qualquer experiência do curso específico de acontecimentos no mundo atual.
O filósofo Peirce
É possivel, no entanto, conceder que alguma experiência é exigida para adquirir os conceitos envolvidos numa proposição a priori.
Uma coisa pode ser conhecida apenas a posteriori se não pode ser conhecida a priori. Essa distinção dá lugar a uma das áreas fundamentais de problemas epistemologia.
A categoria de proposições a priori é muito controversa, pois não é realmente claro como o pensamento puro, sem o auxílio da experiência, possa dar de fato lugar a qualquer tipo de conhecimento, e a preocupação do empirismo tem sido sempre a de negar que isso seja possível.
As duas grandes áreas nas quais o conhecimento a priori parece ser possível são a matemática e a lógica, daí que os empiristas tenham sempre tentando mostrar que estas não são áreas de conhecimento real ou substancial, ou então que, apesar das aparências, o conhecimento que temos nessas áreas depende, afinal, da experiência.
Atividade Interativa
Abdução – Termo introduzido pelo filósofo Peirce para qualquer processo em que se utilizam certos dados para chegar a uma conclusão mais ampla, como acontece nas inferências a favor da melhor explicação.
Peirce descreveu a abdução como um processo criativo, mas enfatizou que seus resultados estão sujeitos à aprecição racional.
No entanto, ao negar que possamos avaliar os resultados da abdução em termos de probabilidades, Peirce antecipou o pessimismo relativo às promessas da teoria da