Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes
FACIP- Faculdade de Ciências Integradas do Pontal
Curso de Graduação em História
Rafaela Cordeiro Souto Dib
Inconfidentes
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes teve diversas atividades ao longo de sua vida como dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político ele teve um grande papel na politica aonde fez parte do regime militar de Minas Gerais chamado de Dragões de Minas Gerais. Ele entregou-se a diversas batalhas entre elas a Independência do Brasil, sua capacidade de organização e liderança fez com que fosse o escolhido para liderar a Inconfidência Mineira. Tiradentes, com poucas influências econômicas e políticas, foi condenado à forca. Foi executado em 21 de abril de 1792. Partes do seu corpo foram expostas em postes na estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua casa foi queimada e seus bens confiscados. Abaixo algumas imagens relatam a figura de Tiradentes:
(Figura: Alferes Joaquim José da Silva Xavier, Quadro de José Wasth Rodrigues Acervo: Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro. Fonte: http://historiadoriolbeato.blogspot.com.br/2014/08/joaquim-da-silva-xavier-analise.html) A figura acima retrata a imagem de Tiradentes como militar, sem barba e com o cabelo comprido, fazendo uma alusão ao Tiradentes após a prisão. A figura abaixo já mostra o corpo esquartejado de Tiradentes reforça a comparação a Jesus Cristo, dando-lhe os mesmo traços do filo de Deus, tais como, barba comprida e cabelo, traços faciais serenos e a própria cena do esquartejamento expedem ao sacrifício e a violência cometida contra aquele que deseja o bem da pátria.
.
(Tiradentes Esquartejado, em tela de Pedro Américo (1893)- Acervo: Museu Mariano Procópio. Fonte: http://historiadoriolbeato.blogspot.com.br/2014/08/joaquim-da-silva-xavier-analise.html). Conclusão
O texto A Formação das Almas trás com ele um arsenal de heróis, hinos, mitos e bandeiras que