O processo tiradentes resenha
___________________________________________________________________
QUEM FOI TIRADENTES
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nasceu em 12 de Novembro de 1746 na Fazenda do Pombal, Minas Gerais, e morreu enforcado no dia 21 de abril de 1792 no Rio de Janeiro. Tinha 45 anos. Seus pais eram Domingos da Silva Santos e Maria Antônia da Encarnação Xavier pequenos proprietários rurais.
Em 1755, após o falecimento de sua mãe, mudou-se com a família para a Vila de São José, hoje rebatizada com seu nome. Depois da morte do pai a família ficou sem recursos e os sete filhos do casal se dispersaram. Joaquim José foi morar com um padrinho, que era cirurgião, o qual lhe ensinou os ofícios de pratico farmacêutico e dentista.
Evidentemente não era formado em nenhuma dessas profissões, como a maioria dos práticos da época. A alcunha “Tiradentes” lhe veio dessa prática, pela qual ficou conhecido em toda a região das minas.
Foi na execução dessa tarefa que Joaquim José começou a perceber o quanto o país estava sendo dilapidado pela coroa portuguesa. Praticamente todo o ouro extraído ia parar na Metrópole, enquanto o governo português não devolvia absolutamente nada em forma de serviços públicos.
Nessa época, a população mineira já havia crescido bastante e as cidades da região aurífera haviam se tornado importantes centros populacionais. A insatisfação do povo com esse estado de coisas crescia dia a dia, mobilizando principalmente as pessoas mais importantes da região.
Joaquim José não conseguiu progredir muito na carreira militar. Em 1787 havia chegado apenas ao posto de alferes, patente correspondente ao posto de primeiro sargento na atualidade. Por isso pediu licença da cavalaria em 1787 e mudou-se para o Rio de Janeiro, onde morou cerca de um ano, tentando vender para o governo projetos de saneamento básico, tais como a