Planejamento
INTRODUÇÃO: Em seu conceito mais simplista, just-in-time significa produzir, com qualidade, bens e serviços, exatamente no momento em que são necessários, não gerando estoques causados pela produção antes do momento certo e nem atrasos, para não comprometer os prazos de entrega e a imagem da empresa.
HISTORIA: O Just in Time (JIT) surgiu no Japão em meados da década de 70, durante uma grande crise do petróleo, sendo sua ideia básica e seu desenvolvimento creditado à Toyota Motor Company, a qual buscava um sistema de administração que pudesse coordenar a produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo atraso.
OBJETIVOS:
* Eliminação de estoques; * Eliminação de desperdícios; * Manufatura de fluxo contínuo, * Esforço contínuo na resolução de problemas; * Melhoria contínua dos processos.
A abordagem Just in Time requer alto desempenho de todos os elementos e componentes da produção e da empresa, problemas na produção causados por erros reduzem o fluxo de materiais e a confiabilidade interna, além de gerar estoques, caso esses erros reduzam a produtividade ou o ritmo dos trabalhos. A velocidade do fluxo de material deve ser alta, pois os lead times (período de tempo desde o pedido do cliente até a data da entrega do produto) são curtos devido à eliminação dos estoques. A flexibilidade é muito importante para que se consiga produzir em pequenos lotes, com fluxos rápidos e lead times curtos. Passaram a entender que o elemento determinante do sucesso empresarial é o consumidor, e que superar suas expectativas deve ser sempre, uma das metas a serem alcançadas.
TÉCNICAS:
* Projeto para manufatura: O aprimoramento dos projetos pode reduzir drasticamente os custos de produção, isto é, os projetos devem considerar não só o produto, mas o processo de fabricação. * Foco na operação: A simplicidade, a repetição e a experiência trazem a competência. * Máquinas