QUIMICA
Os antigos filósofos gregos acreditavam que existiam apenas quatro elementos no mundo terra ,ar ,fogo , água .O arera elemento fundamental, responsável por tudo o que existia no mundo, séculos mais tarde Leonardo Dávince foi o primeiro a sugerir que envez de ser um elemento, o ar talvez fosse composto de doisgases diferentes. Mais isso só ficou sendo um mistério até a primeira descoberta.
O oxigênio Joseph Priestley descobre o oxigênio, mais tarde, Antoine Lavoisier esclarece a natureza dos elementos.Priestley produz oxigênio em experimentos e descreve o seu papel em combustão e da respiração. Então, dissolvendo ar fixo na água, ele inventa água gaseificada. Priestley, ignorando a importância desua descoberta, chama o novo gás "ar deflogisticado". Lavoisier dá o nome de oxigênio e descreve corretamente o seu papel na combustão. Lavoisier, em seguida, trabalha com outros para elaborar umanomenclatura química, que serve como base do sistema moderno.
A teoria atômica, No inicio do século VIIIIX o professor britânico John Dalton fornece uma maneira de ligar os átomos invisíveispara quantidades mensuráveis, como o volume de um gás ou massa de um mineral. Sua teoria afirma que os elementos atômicos consistem em partículas minúsculas chamadas átomos. Assim, um elemento puroconsiste de átomos idênticos, todos com a mesma massa, e compostos consistem de átomos de diferentes elementos combinados.
Os átomos se agrupam em moléculas ,No inicio da década de1800 o francêsJosef killo Saco conduzia uma pesquisa projetada para descobrir a teoria atômica de Dalton quando observou que quando ele combinava volumes iguais de gases diferentes e media suas reações , os gasesproduziam o dobro de valor esperado ,em 1811 com Amedro Avogadro o professor de física da universidade de Turin na Itália ,percebeu que os gases era feito de múltiplos átomos que viriam a