Percepção Ambiental dos moradores do entorno da Floresta Nacional de Palmares, em Altos-PI
Nayriane Cleonara Pereira LIMA
Lilian Francisca Soares MELO
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo diagnosticar a percepção Ambiental dos moradores do entorno da Floresta Nacional de Palmares a fim de propor atividades adequadas de Educação Ambiental, contribuindo para a qualidade de vida da população. A metodologia será fundamentada na percepção ambiental, tendo como suporte o método de contato individual aleatório através de um questionário. A partir deste trabalho espera-se concluir que a percepção ambiental dos moradores, revela um grau de preocupação com os recursos naturais. A identificação do conhecimento que os moradores apresentam a respeito desta área natural protegida permitirá entender o nível de interação estabelecido entre os mesmos.
Palavras – chaves: Floresta, Percepção Ambiental, Educação Ambiental.
1. INTRODUÇÃO
A preocupação com o meio ambiente tomou peso a partir das últimas décadas devido á degradação ambiental provocada pelo atual modelo de desenvolvimento urbano desprovido de planejamento ambiental e manejo adequado dos recursos naturais. Com base no que já se pode observar atualmente, leva a crer que a abordagem da percepção ambiental representa na avaliação e no planejamento da qualidade do nosso ambiente, uma nova alternativa de potencial incomensurável. Desta forma, o estudo da percepção ambiental é fundamental para que possamos compreender melhor as interrelações entre o homem e o ambiente.
Dessa forma a percepção dos riscos ambientais constituiu um dos temas que vem sendo muito abordados no campo da percepção ambiental, onde se busca enfatizar as tomadas de decisão, ou seja, as respostas humanas aos riscos dos níveis individual, comunitário e nacional (FERREIRA 2001).
A humanidade é absolutamente dependente dos bens e serviços ambientais que são fornecidos hoje e que serão imprescindíveis futuramente. Porém o ser humano tem