custo
Auditoria II – Prof Alan
Elaboração de Programas de Auditoria
4. Estoques
a. Introdução
Os estoques são bens destinados à venda ou à fabricação, relacionados com os objetivos e atividades da empresa. Eles são importantes na apuração do lucro líquido de cada exercício social e na determinação do valor capital circulante líquido do balanço patrimonial.
As principais classes de estoques compreendem: matérias-primas - bens comprados e destinados à produção; produtos em processo - bens que estão em processo de produção (em elaboração); e produtos acabados - bens produzidos ou comprados e destinados à venda.
Em linhas gerais, os principais objetivos da auditoria de estoques são os seguintes: verificar se as quantidades de bens declaradas realmente existem; verificar se os bens foram custeados e avaliados de acordo com os princípios de contabilidade e a consistência dos procedimentos em relação ao exercício social anterior; e verificar se as informações referentes aos estoques foram adequadamente divulgadas nas demonstrações financeiras sob exame (classificação, notas explicativas sobre estoques dados em garantia e mudança na base de avaliação com efeito relevante).
b. Aspectos Contábeis
1) Classificação
Os estoques são classificados no ativo circulante, entretanto, se existirem bens com prazo de realização superior a um ano, eles deverão ser registrados no ativo realizável a longo prazo. Os estoques são apresentados da seguinte forma no balanço patrimonial:
ATIVO CIRCULANTE
Disponível
Contas a receber
Estoques
Produtos acabados
Produtos em processo
Matérias-primas
Provisão para desvalorização
Despesas antecipadas
2) Sistema de custeio da matéria-prima
De acordo com os princípios de contabilidade, a matéria-prima é valorizada por todos os custos incorridos até que ela esteja disponível para utilização na fábrica. Assim sendo, o custo da matéria-prima inclui, além do preço constante na nota fiscal de