Preconceito
Organização
de Caridade
Introdução ao Serviço
Social
Rafaela Barbosa | Tânia Monteiro | Vera
O voluntariado antes…
Inicialmente era praticado por mulheres de alta burguesia, que posteriormente se vieram a profissionalizar.
Em 1851, na Alemanha, a enfermeira da alta sociedade, inglesa, Florence
Nigtingale, juntamente com as diáconos e irmãs de caridade, iniciam as visitas domiciliárias, com o objetivo de minimizar os sentimentos físicos e sociais, de pobres e doentes.
Como ocorreu?
As Sociedades de Organização de Caridade foi fundada na Inglaterra em
1869.
No início dos anos 1870, várias sociedades locais foram formados com a intenção de restringir a distribuição de ajudas nas ruas para os idosos, doentes ou não-capazes e “forçá-los” a aceitar as ações reformadoras que lhes eram impostas. O que são?
Também chamados de Associated Charities era uma instituição de caridade privada que existia no final dos anos 19 e início do século 20 para obter informações sobre os pobres.
A sociedade estava preocupada principalmente com a distinção entre pobres merecedores e não merecedores.
Contudo, parte da sociedade acreditava que devia dar a caridade sem investigar os problemas para trás e assim se criou uma classe de cidadãos que estaria sempre dependente de dar esmolas.
Onde se fundou?
A sociedade originou esta organização em Elberfeld, Alemanha e espalhou-se para Buffalo, Nova York por volta de 1877.
A convicção da mudança promovida foi a base para a formação das sociedades. Em vez de fazer uma ajuda repentina, as sociedades abordaram o ciclo da pobreza. Visitaram bairros de caridade, ensinaram os valores do trabalho árduo e poupança de recursos para indivíduos e famílias.
Como ocorreu?
As Sociedades de Organização de Caridade (COS) configuraram registos centralizados e serviços administrativos a fins de realizarem investigações objetivas e de formação profissional.
Existiu um forte ênfase científico nas