Jj
HISTÓRIA 5° SEMESTRE
“ANALISAR AS TEORIAS ACERCA DO CONCEITO DE “MONARQUIA” E “REPÚBLICA”
Cruzeiro do Sul - AC
2015
“ANALISAR AS TEORIAS ACERCA DO CONCEITO DE “MONARQUIA” E “REPÚBLICA”
Trabalho apresentado ao Curso de História 4° da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: História da América, Metodologia do Ensino de História, História do Brasil Imperial, Seminário da Prática V. Tutores Orientadores: Fabiane Tais Muzardo, Fabiane Luzia Menezes Santos, Gleiton Luiz de Lima, Julho Zamariam
.
Cruzeiro do Sul-AC
2015
INTRODUÇÃO O presente trabalho busca apresentar uma síntese das idéias compartilhadas no texto “Monarquia pluricontinental e repúblicas: algumas reflexões sobre a América lusa nos séculos XVI – XVIII” de autoria de João Fragoso e Maria Gouvêa. O texto em analise apresenta alguns pontos em comum, como: o uso da idéia de autogoverno da concepção corporativa da sociedade enquanto ferramenta teórica para a compreensão da organização social colonial na América lusa; o de redes governativas na gestão do império ultramarino e a idéia de monarquia pluricontinental.
DESENVOLVIMENTO Os autores iniciam nos fazendo refletir sobre como era a sociedade brasileira no início da colonização, o sistema escravagista que em um século trouxe para as terras brasileiras milhões de pessoas de variadas culturas e credos. “Estima-se que a população da América lusa tenha aumentado de 100.000 em 1600 para 1.500.000 habitantes em 1766. “Portanto, em menos de dois séculos tal população cresceu cerca de” 15 vezes”. (p.38). E assim o texto busca nos fazer entender como se organizavam os reinóis e o ilhéus que compartilhavam a mesma monarquia católica e corporativa, mas não necessariamente partilhavam dos mesmos sistemas e práticas de organização familiar e de transmissão de patrimônio.