jj hhh
O clima é tropical úmido. Inverno não é muito rigoroso e tem neblina constante. O índice pluviométrico da região é maior que 2.000 mm, atualmente Paranapiacaba detém é o título de cidade que mais chove no Brasil. A Vila de Paranapiacaba é rodeada de florestas pluviais, montana ou baixo montana, que são como uma floresta tropical onde a temperatura mais baixa e a altitude local interferem nas características básicas. Além disso também há Mata Atlântica que proporciona moradia e espaço para plantas e animais ameaçados de extinção
Relevo
A vila de Paranapiacaba é coberta por uma floresta pluvial, que é uma espécie de floresta tropical onde a temperatura mais baixa e da altitude local interferem nas características básicas. Além disso, há mata atlântica que abriga animais e plantas em risco de extinção.
É irregular e montanhoso, composto por rochas cristalinas e faz parte do planalto Atlântico. As montanhas são constituídas por rochas muito duras, bem resistentes à erosão.
Vegetação
O entorno da Vila de Paranapiacaba é coberto por Floresta Ombrófila Montana Latipoliada. Por estar próxima ao Trópico de Capricórnio, se encontra na transição entre a zona tropical e sub-tropical. As condições pluviométricas são favoráveis ao desenvolvimento de uma floresta tropical exuberante, mas a diminuição da temperatura em função da altitude, atua como fator limitante. Dessa forma, é classificada como floresta pluvial, montana ou baixo montana. (DOMINGOS, 1987:24).
A Mata Atlântica representa um importante refúgio de espécies vegetais e animais, ameaçados de extinção, devendo ser prioritária a sua preservação.
Quanto mais próximo ao cume dos morros, a vegetação passa de florestal para arbustiva fechada, com espécies que variam em altura de 30 a 40 cm, sobre solo pouco desenvolvido , pedregoso e coberto por espessa camada de líquens e musgos.
Nas altitudes compreendidas entre 50 e 900 metros, ocorre uma formação florestal típica, onde crescem