HISTORIA
A história da educação no Brasil tem seu inicio em 1549 com a chegada dos Jesuítas tendo em vista que a educação tinha como base o ensino religioso, seguido pela fé este método de ensino durou exatamente 200 anos onde só obteve mudanças após a chegada de D. Jose I, o Marques de Pombal onde exigiu a expulsão dos jesuítas assumindo o poder na escolha de métodos de ensino no Brasil, estalando assim um caos na educação brasileira onde só começou a ter um novo método de ensino com a chegada da família real, pois neste momento teve que abrir novas instituições de ensino no Brasil como academias militares, escolas de direito e medicina, a biblioteca real e o jardim botânico tudo administrado por D. João VI, sua iniciativa mais marcante foi à imprensa real, mesmo assim a educação no Brasil continuou a ter uma importância secundaria.
Com o decorrer dos anos mesmo com a proclamação da República com várias reformas significativas não obtivemos uma melhoria na educação que pudéssemos distinguir como uma qualidade de ensino adegada exigida no país. Podemos classificar a história da educação no Brasil como um processo em constante evolução sendo que a seguir vamos através de pesquisas descrever a história através de suas memórias, cronologia e principais aspectos ocorrido na educação.
Memória da educação escolar no Brasil Contemporâneo
Vamos tratar sobre a importância de resgatarmos a história da educação, trazer a memória os acontecimentos e fazer um encadeamento dos fatos para entender o passado, o presente e ter um olhar sobre o futuro da educação.
Agora uma pergunta: - Somos feitos de tempo? E a resposta certamente que é sim.
Somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam no tempo, à medida que enfrentamos os problemas não só da vida pessoal, mas como também da experiência coletiva. É assim que produzimos a nós mesmos e a cultura a que pertencemos.
Cada geração assimila a herança cultural dos