Sr. JJ
A ARTE DA GUERRA
SP
2013
A ARTE DA GUERRA
Trabalho apresentado no curso de pós-graduação à Universidade de São Paulo, curso de especialização de Gestão Empresarial para conclusão do módulo de Planejamento Estratégico.
Orientação:.
SP
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Na concepção de planejamento estratégico a evolução do processo de administração esta relacionada ao ritmo acelerado das transformações que ocorrem em nosso ambiente, onde o mercado mundial, consequência do primado unificador da tecnologia, derruba fronteiras nacionais, proporcionam novas práticas, novos discursos, ultrapassando os interesses meramente regionais. Sun Tzu (século 6 a.C.) afirma que, “Na paz, prepara-se para a guerra; na guerra, prepara-se para a paz. A arte da guerra é de importância vital para o Estado. É uma questão de vida ou morte, um caminho tanto para a segurança como para a ruína. Assim, em nenhuma circunstância deve ser descuidada...”. As empresas da atualidade devem manter-se sempre em constante evolução e utilizar as ferramentas gerenciais para acompanhar o mercado, onde empresas usam cada vez mais tecnologia para inovar e não sucumbir à concorrência.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PREPARAÇÃO DOS PLANOS
No livro são cinco fatores constantes que devem ser levados conta: Lei Moral; o Céu; a Terra; o Chefe; O Método e a Disciplina. Podemos utilizar esses conceitos nas empresas, como a Apple que mostra claramente alguns desses conceitos no seu dia a dia. Lei Moral faz que com que o povo fique de completo acordo com seu governante, na Apple todos os funcionários tinha como exemplo a ser seguido o Steve Jobs e seguiam cegamente seus conceitos. A Terra compreende as distancias, perigo e segurança. A Apple se tornou mundialmente conhecida por levar seus principais produtos para que todos tenham acesso à tecnologia. O Chefe representa as virtudes, coragem e retidão. Steve Jobs era o principal