Senhor
Ltda.”. A sociedade empresarial ocorreu em 10 de julho de 2010, com diversas operações realizadas durante o seu primeiro exercício social e todas elas foram registradas pela Sra. Luzia dos Santos,
Contadora que presta seus serviços profissionais para diversas empresas há mais de cinco anos.
Questões propostas com cada resposta justificada:
1) É possível afirmar que a “JJ” terá condições de pagar todas as dívidas com terceiros até o momento? 2) É possível afirmar que a “JJ” receberá totalmente o valor das vendas realizadas a prazo?
3) No caso do Sr. Jaime precisar retirar 40% do capital aplicado, a empresa terá condições de efetuar este pagamento? Considerar que todas as dívidas com terceiros devem ser quitadas.
4) Um dos clientes da “JJ”, o Sr. Rodolfo, comprou diversas mercadorias à vista. No momento da compra dessas mercadorias, algumas delas estavam em desacordo com o pedido e após uma negociação, o Sr. Rodolfo acabou aceitando tais mercadorias. No caso de não ter havido uma negociação que mantivesse a venda, o que ocorreria da DRE? Considere uma devolução de vendas na ordem de 30%.
5) Durante a elaboração da DRE, Marcelo, o estagiário do Escritório Contábil da Sra. Luzia, ficou em dúvida sobre se seria possível desconsiderar o lançamento do CMV, pois, dessa forma, o lucro seria mais alto e os proprietários ficariam mais contentes. Marcelo está correto? 6) Apesar de seu primeiro ano de vida, a “Artigos para Festas em Geral JJ Ltda.” já chamou a atenção da pequena população da estância balneária de Promissora, uma cidade no litoral sul do País, devido à sua inovação em artigos festivos com personagens de games. A Sra.
Ana Paula Nelli, jornalista do Diário de Promissora publicou uma matéria sobre a “JJ”, informando que seu faturamento, em 2010, foi de R$