Castelo Medieval x Palácio Renascentista
Nome: Andréa Vazzoler Costa/N0 05
História da Arte – EAV/Profa. Nilza
D.I. – 1º L
Castelo Medieval: Um castelo é uma estrutura arquitetônica de fortificação, com funções defensivas e em alguns casos residencial (muitos castelos serviam apenas como postos de vigia, por exemplo, o Castelo de Almourol em Portugal). De tipo permanente, era geralmente erguido em posição dominante no terreno, próximo a vias de comunicação (terrestres, fluviais ou marítimas), o que facilitava o registo visual das forças inimigas e as comunicações a grandes distâncias. Estruturas com funções semelhantes vêm sendo empregadas desde a Idade da Pedra por todo o planeta, como exemplos mais recentes temos os castelos do Japão e as fortificações dos Incas. Começaram a surgir no século IX. Do século IX ao século XV, milhares de castelos foram erguidos pelo continente.
Durante os primeiros séculos da Idade Média (até o século XI, aproximadamente), os castelos eram erguidos de madeira retirada das florestas da região. Os castelos de mota (motte and bailey) originaram-se na atual França, entre o vale do Loire e do Reno, e dali espalharam-se pela Europa do norte, sendo encontrados nas Ilhas Britânicas, Alemanha, Itália, Polônia e outros países. Na Inglaterra, esse tipo de fortificação foi introduzido pelos normandos após a conquista da ilha em 1066. Castelos de mota foram construídos com materiais perecíveis e, com o tempo, foram destruídos ou substituídos por estruturas mais permanentes.
2634615520573000No século XI, a madeira e a terra começaram a ser substituídas pela pedra na construção de castelos. A torre de madeira sobre o monte foi substituída por uma fortificação circular de pedra, transformando-se na torre de menagem. Uma muralha de pedra cercou a antiga paliçada e a torre de menagem, sendo, por sua vez, cercada por uma vala ou fosso. Um único portão fortificado, protegido por ponte levadiça e porta levadiça,