jj,nnnnn
A maior propriedade do zinco ou sua maio importância nos revestimentos, é a proteção dos substratos como ferro aço contra corrosão. Isso é justificado através da camada protetora que se forma em contato com a atmosfera. Esta camada protetora uniforme e bem aderente, é formada principalmente de óxido de zinco, hidróxido de zinco carbonato de zinco, sulfato de zinco ou cloreto de zinco.
Figura 1 Tanques de banho de zinco
Fonte http://www.betabrasil.com.br, out. 2013
2.2.1.1 Tipos de revestimento com zinco
2.2.1.1.1 Zincagem ao fogo ou imersão a quente
Consiste na imersão de peças de aço, convenientemente preparadas, em um banho de zinco fundido para formar o revestimento.
Na zincagem a fogo existe o perigo de deformação das peças sob alta temperatura de trabalho, podendo ocorrer ainda mudanças na estrutura cristalina, decréscimo da capacidade de flexão, mas para peças que tem altos requisitos de proteção, como “guard-rails”, postes de iluminação, geradores elétricos, este processo é altamente recomendado.
Todos os tipos e formas de ferro, aço fundido, aço doce ou ligado podem ser galvanizados com resultados positivos que envolvem as seguintes vantagens:
Figura 2 Camadas que formam o revestimento na Galvonoplastia
Fonte http://www.metalica.com.br, out. 2013.
As principais vantagens da galvanização a fogo são apresentadas abaixo:
Custo inicial inferior. A galvanização a fogo, de modo geral, possui custos muito competitivos quando comparados a outras formas de proteção especificadas na proteção do aço. O custo de aplicação de revestimentos que requerem mão de obra intensiva, como a pintura, tem crescido mais do que os custos de aplicação (em fábrica) da galvanização a fogo.
Pequena manutenção/custo menor a longo prazo. Mesmo nos casos onde o custo inicial da galvanização a fogo é maior do que revestimentos alternativos, a galvanização apresenta menores custos de manutenção ao longo da vida útil do componente/estrutura. A manutenção é