Jesus vive sua vocação de servidor em suas atitudes
Contexto Histórico e Político:
Qual era a situação política da Palestina?
No primeiro século, a Palestina era ocupada pelos romanos, esses designavam o chefe de estado da Palestina e tomavam cuidado para que a situação na Palestina continuasse favorável aos seus interesses.
Como eram divididas as funções do Estado?
As funções jurídicas e administrativas locais eram cumpridas por conselhos (sindérios), constituídos por sacerdotes (poder religioso), anciões (poder econômico) e escribas(intelligentsia). O mais famoso desses sindérios é o de Jerusalém, já que seu presidente, o Sumo Sacerdote, é nomeado pelos ocupantes romanos.
Quais eram os “partidos políticos” da época?
Haviam dois “partidos” na época: Saduceus (vem de “justo”, eram os nobres, queriam guardar seus interesses, eram conservadores no plano político e religioso.) e Fariseus (vem de “separados”, são burgueses, classe média, mais influente, pregam um regime mais autoritário que segue a Lei).
Que outros grupos tinham importância política?
Também haviam os revolucionários, nacionalistas e sectários, que pregavam clandestinamente, mais ou menos violentamente, uma mudança radical do culto, e uma independência em relação aos romanos. Haviam os Zelotes (vinham da nobreza) e os Sicários (se dirigiam aos pobres).
Ainda haviam os grupos de reforma religiosa:
-Os essênios: grupo bem organizado em confronto aberto ao poder político que dizia ser o verdadeiro povo escolhido.
-Os movimentos profético-penitenciais: ou profetas do deserto: menos bem organizados, eles prometiam a aniquilação do mal pela penitência com palavras fortes e inflamadas.
Finalmente, tinham os judeus heréticos: galileus (impuros pelo seu distanciamento do Templo) e samaritanos (não eram considerados judeus, e não tinham boas relações com eles).
Qual era a situação social da Palestina?
De um lado, temos a massa: trabalhadores diaristas, artesãos, pescadores, pequenos comerciantes, mendigos. Esses