tricologia
• A tricologia é o ramo da medicina que trata dos pêlos ou cabelos.
• Do grego Thricos (cabelo) e Logos (estudo).
Originou-se na Inglaterra em 1902, seu estudo contem ha função de solucionar vários problemas capilares.Existe, no Brasil, assim como em outros países, um interesse crescente pelos tratamentos alternativos e preventivos.
• Atendendo a esse interesse, disponibilizamos informações sobre os cabelos e o couro cabeludo, direcionados à área de estética.
O cabelo (do latim capĭllus) é cada um dos pelos que crescem no couro cabeludo (parte superior da cabeça do corpo humano)
A fibra capilar é um apêndice da pele, sendo composta por células mortas queratinizadas e é considerada a moldura do rosto, apesar de não ser um fator determinante para a existência humana, é de extrema importância para a saúde física e mental. Um ser humano com uma bela e bem tratada cabeleira se sente mais belo e realizado.
O cabelo desenvolve-se durante os 1º meses de vida intra-uterina, na 22ª semana de gestação o feto já possui todos os folículos pilosos maduros, após este período não haverá mais formação de novos folículos.
Existem cerca de 5 milhões de folículos pilosos no corpo humano, sendo que um milhão são na cabeça e mais ou menos 100 mil no couro cabeludo. O cabelo tem origem à partir da epiderme que é a camada superior da nossa pele, ela penetra na 2ª camada que é a derme aonde encontramos os capilares sanguíneos, formando-se assim o folículos piloso.
O folículo piloso é o ponto de origem do pelo, possui uma conhecida como bulbo, que envolve uma estrutura conhecida como papila dérmica, esta representa a matriz do pelo. É aqui que tudo começa!
O início do crescimento do cabelo ocorre próximo da base do bulbo, ou seja na matrix, aonde encontramos as células chamadas queratinócitos responsáveis pela formação da queratina, estas células a medida que vão subindo o canal folicular,vão se queratinizando, perde água no núcleo celular,