tricologia
Para alcançarmos bons resultados em qualquer tratamento é fundamental entendermos a lógica do processo, desvendando segredos importantes como a composição dos fios, dos produtos ou as técnicas disponíveis para tratamento dos cabelos.
Já ouviu ou leu a definição de “cabelo“?
Cabelo é um elemento anexo à pele, definido cientificamente como apêndice tegumentário ou TIGE. O cabelo é formado por três camadas de células queratinizadas:
Cutícula, Cortiça ou Córtex e Medula.
Cutícula: é a primeira camada do cabelo, compõe a parte externa da haste, é a parte que tocamos.
Forma a superfície que protege o cabelo, sendo composta por uma camada única de células que se recobre uma a uma de maneira parcial, tal como escamas em peixes.
Aparentemente a cutícula é lisa, porém se olharmos sua composição miscroscópica poderemos visualizar inúmeras camadas de escamas transparentes sobrepostas.
"Como as escamas se recobrem diversas vezes umas às outras, um corte transversal da cutícula da à impressão de uma estrutura de camadas múltiplas de 3 a 10 espessuras.
Essas células cuticulares, muito achatadas (0,5 micrometros) e muito alongadas (45 micrometros) são constituídas de três partes (todas com composição protéica e constituídas de ENXOFRE - cistina) :
- A epicutícula
- A exocutícula
- A endocutícula¹”
A cutítula é muito resistente, suporta ação química e física intensa. Sua força é a estrutura do fio. Assim, se houver danos consideráveis à cutícula, o cabelo aparentará fragilidade e sensibilidade intensa.
Cortiça ou Córtex : é a segunda camada do fio, composta de células alongadas que possuem os pigmentos que colorem os cabelos. Fica sob a camada das cutículas. É chamada de coração do cabelo. Esta camada é responsável por atributos importantes do fio, como a força ou solidez do fio e a elasticidade.
Os pigmentos existentes nos cabelos se dividem em:
* Granulosos/granulados