Jean Pieget
Jean Piaget nasceu no dia 9 de agosto de 1896, na Suíça. Foi considerado uma criança precoce, pois com apenas 11 anos de idade já havia publicado seu primeiro trabalho no qual relata os resultados de suas pesquisas ao observar um pardal albino. Esse trabalho foi considerado o início de sua brilhante carreira científica. Aos sábados, ele trabalhava no Museu de História Natural, sem ser remunerado por isso. Freqüentou a Universidade de Neuchâtel, onde estudou Biologia e Filosofia. Em 1918, com 22 anos de idade, Piaget recebeu seu doutorado em Biologia. Em seguida foi para Zurich, onde trabalhou como psicólogo experimental. Lá ele freqüentou aulas lecionadas por Jung e trabalhou como psiquiatra em uma clínica. A partir dessas experiências Piaget foi influenciado em seu trabalho
Nesse momento ele passou a combinar a psicologia experimental – que é um estudo formal e sistemático – com métodos informais de psicologia: entrevistas, conversas e análises de pacientes. Em 1919, um ano após sua formatura, Piaget mudou para a França, onde trabalhou no laboratório de Alfred Binet, um famoso psicólogo infantil que desenvolveu testes de inteligência padronizados para crianças.
Ainda no ano de 1919, ele iniciou seus estudos experimentais sobre a mente humana e também sobre o desenvolvimento das habilidades cognitivas, nesse momento seu conhecimento de Biologia o levou a enxergar o desenvolvimento cognitivo de uma criança como sendo uma evolução gradativa.
Observando as crianças francesas da mesma faixa etária brincando, Piaget iniciou o maior trabalho de sua vida, registrando meticulosamente as palavras, ações e processos de raciocínios delas, percebendo que as mesmas cometiam erros semelhantes, o que o levou a concluir que o pensamento se desenvolve gradualmente.
Para Piaget quando as crianças cometiam erros procurando uma solução para resolver seus problemas, havia uma lógica nesse erro. Entender essa lógica passou a ser o centro do