Piaget
Jean Piaget (1896-1980)
Um pioneiro no estudo da inteligência infantil
O biólogo que pôs a aprendizagem no microscópio
Jean Piaget (1896-1980) foi um renomado psicólogo e filósofo suíço,reconhecido por seu trabalho no campo da inteligência infantil. Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da psicologia e pedagogia,a ponto de quase se tornar sinônimo de pedagogia,e ele nunca atuou como pedagogo.
Jean Piaget,para explicar o desenvolvimento intelectual,partiu da ideia que os atos biológicos são atos de adaptação ao meio físico e organizações do meio ambiente,sempre procurando manter um equilíbrio. Assim Piaget entende que o desenvolvimento intelectual age do mesmo modo que o desenvolvimento biológico.
Para Piaget a atividade intelectual não pode ser separada do funcionamento "total" do organismo. O cientista suíço revolucionou o modo de encarar a educação de crianças,ao mostrar que elas não pensam como adultos e constrõem o próprio aprendizado.
Biografia
Jean Piaget nasceu no dia 9 de agosto de 1.896,em Neuchâtel,na Suíça. Seu pai,um calvinista convícto,era professor de Literatura Medieval.
Pieget foi um menino prodígio. Interessou-se por História Natural ainda em sua infância. Aos 10 anos de idade,publicou seu primeiro trabalho sobre sua observação de um pardal albino. Esse breve estudo é considerado o início de sua brilhante carreira científica. Aos sábados,trabalhava gratuitamente no Museu de História Natural.
Frequentou a Universidade de Neuchâtel,onde estudou Biologia e Filosofia. Ele recebeu seu doutorado em Biologia em 1.918,aos 22 anos de idade.
Após formar-se,foi para Zurich,onde trabalhou como psicólogo experimental. Lá ele frequentou aulas lecionadas por Jung e trabalhou como psiquiatra em uma clínica. Essas experiências influenciaram-no em seu trabalho. Ele passou a combinar a psicologia